jump to navigation

Sacolas Ecológicas Plastificadas? 18/01/2010

Posted by indylua in Sem categoria.
Tags: ,
trackback

Numa bela manhã de domingo, lá fui eu com minha mãe comprar algumas coisinhas no Supermercado Sonda. Ao sair de casa, depois de meses pegando no seu pé (rs), ela logo se lembrou de carregar sua bela

sacola “confeccionada em plástico reciclado e reciclável – versão Sondinha aventura na selva” – fonte:  site do Sonda. Porém, contudo, entretanto e todavia, ao entrar no supermercado, nos deparamos com a situação nada (eco)lógica de sermos obrigadas a guardar nossa bela sacola retornável – comprada (pois nem mesmo de brinde eles a deram) naquele mesmo supermercado – num baita saco plástico!!!

Nem preciso dizer que fiquei indignada. Então, resolvi tomar a seguinte atitude: mandei um email para o SAC do Sonda e também do Carrefour, no qual já havia me acontecido isso também no ano passado. Ainda aguardo um retorno, não faço idéia no que isso vai dar, mas fica aqui a sugestão para ser apropriada por quem mais se sentir revoltada/o como eu… O importante é se MANIFESTAR!!!

Olá!

Gostaria de registrar a minha enorme indignação quando ao tentar entrar no Supermercado X (loja ….) com a minha sacola ecológica, me deparei com uma enorme contradição nada (eco) lógica: um rapaz muito simpático me pediu para que colocasse a minha bela sacola – vendida por este mesmo supermercado(às vezes) – num enorme saco de PLÁSTICO! Confesso que não acreditei no que estava acontecendo e tentei dialogar com o rapaz, o que foi em vão, pois obviamente ele estava apenas cumprindo ordens superiores. Como não estava com muito tempo pra tentar falar pessoalmente com os superiores, dei meia volta, fui em outro mercado que não impediu a minha entrada com a sacola livremente e resolvi registrar a minha indignação e total desaprovação a este ato estúpido por email mesmo.

Solicito que os responsáveis pelo famoso “compromisso socioambiental” deste tão renomado supermercado, revejam seus conceitos e seus discursos, pois esta situação ridícula relatada por mim, se repete todos os dias e milhões de sacos plásticos – que não podem ser reutilizados pois o lacre (adesivo, ou seja, não reciclável) só nos dá a opção de rasgá-lo e não vão sequer para a reciclagem – são desnecessariamente utilizados por consumidoras/es, sendo alguns conscientes e verdadeiramente comprometidos com o meio ambiente como eu, que carregam suas próprias sacolas!

Por fim, tenho duas simples sugestões: – criação de guarda volumes ou a simples colocação de uma lacre desses que apitam quando passam pela porta de saída, que seria retirado no próprio caixa ao passar as compras.

Espero que meu relato seja ao menos lido por vocês e que sinceramente repensem sobre a idéia de responsabilidade “socioambiental” que vocês vendem junto com suas mercadorias!

Grata

SONDA – http://www.sonda.com.br/contato.php

CARREFOUR – http://www.euusoacuca.com.br/?pagina=sac.php

Comentários»

1. indylua - 19/01/2010

Aparentemente minha mobilização deu certo. Hoje me ligou um responsável pelo Sonda e me elogiou e agradeceu pela contribuição, dizendo que eu estava absolutamente certa e que seriam tomadas providências em toda a rede do supermercado pra que essa situação não ocorresse mais.
Bem, como sou bastante desconfiada com esse papo de empresários, domingo que vem estarei lá de novo pra colocar a palavra dele em prova.
Ai daquele que quiser ensacar a minha eco-reciclável-reciclada-sacola-lógica!!!!!!


Deixe um comentário

